Conhecida como a vitamina do sol, a vitamina D é recomendada pelos médicos por trazer muitos benefícios para a saúde e bem-estar. Algumas de suas principais características é que ela se dissolve na gordura (lipossolúvel), além de ser primordial para o equilíbrio do corpo e a saúde óssea. Outro papel importante é que ela atua no sistema imunológico, sistema nervoso e cardiovascular.
Neste post vamos entender melhor sobre esse nutriente fundamental para o ser humano.
Onde ela está presente?
A vitamina D é um pró-hormônio que atua como um regulador do metabolismo ósseo e sua principal fonte é, primeiramente, através da exposição ao sol, por alguns alimentos nomeados os peixes gordos como o salmão, o atum, a sardinha, o leite e derivados, as ostras e o óleo de fígado de bacalhau, e nos suplementos que fazem a reposição dessa vitamina no organismo.
Qual o tempo ideal para tomar sol?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ideal é se expor ao sol entre 5 a 15 minutos, pelo menos 3 vezes por semana. Alguns exercícios como caminhadas são indicados para aproveitar o sol. Quanto ao uso de suplementos é adequado consultar um médico que irá receitar a melhor vitamina conforme sua necessidade e faixa etária.
Benefício da Vitamina D
– Regula a absorção de cálcio e fósforo no organismo;
– Fortalecimento dos ossos, dentes e músculos;
– Prevenção da osteoporose para as mulheres;
– Controle da pressão arterial;
– Prevenção da calvície;
– Regula a secreção da insulina;
– Combate a doenças autoimunes.
Alguns sinais podem indicar a falta da vitamina D no seu organismo, são eles:
– Fragilidade óssea;
– Dor e fraqueza muscular;
– Gripes e infecções;
– Desânimo constante;
– Problemas de cicatrização.
O excesso de vitamina D também é prejudicial, alguns sinais podem indicar esse desequilíbrio como o endurecimento de vasos sanguíneos, calcificação excessiva dos ossos, náusea e dor de cabeça.
O ideal é manter sempre o equilíbrio ao fazer uso da vitamina, seja de forma natural, na alimentação ou por meio de suplementos, conforme a indicação do seu médico.
Agora que você aprendeu mais sobre a importância da vitamina D, aproveite da forma correta!
LEIA TAMBÉM: