Investir em um bom filtro solar é fundamental para quem deseja proteger sua pele de doenças como câncer e envelhecimento precoce. O que poucos sabem e praticam é que também é importante utilizar em dias que não há sol forte, sendo necessário o uso diário. Há métodos e cuidados que devem ser adotados para que você mantenha a saúde da sua pele e consequentemente a saúde em geral. Sabemos que nos mercados há os tipos (níveis) de proteção do filtro solar e estas informações são fundamentais para adaptar conforme sua pele e evitar os danos causados pela exposição ao sol. Dermatologistas do mundo inteiro apontam o desenvolvimento deste produto ao longo dos anos, demonstrando sua eficácia não apenas para proteção dos raios ultravioletas, mas para um conjunto benéfico para seu bem-estar.
TIPOS DE PROTETOR SOLAR
Para escolher o tipo de protetor solar que mais se encaixa no seu físico, é recomendável procurar um especialista na área. O dermatologista avaliará as condições e indicará aquele que trará maiores benefícios, principalmente se você já possui algum dano na pele.
Tipo 1 e 2: são utilizados para quem tem pele branca acentuada, ou seja, bastante clara e sensível. Pela sensibilidade, a exposição ao sol causa queimaduras e insolação muito facilmente, sendo assim, recomenda-se o uso do filtro solar fator 60 que são capazes de bloquear 98% dos raios ultravioletas.
Tipo 3 e 4: peles mais escuras ou morenas em baixo teor devem utilizar este tipo. Conforme a melanina, a proteção ocorre de forma mais natural, sendo que é recomendado o filtro fator 30.
Tipo 5 e 6: útil para peles escuras e negras, o fator 15 é o mais recomendado, pois este tipo de pele se bronzeia mais facilmente e não possui tendência à queimaduras com muita facilidade.
UTILIZAÇÃO
Utilizar o protetor solar deve passar pelos procedimentos de espalhar corretamente pelo corpo. Muitas vezes pela pressa do cotidiano ou pela ansiedade de aproveitar a praia ou um dia de piscina.
Quando se vai para exposição intencional, camadas maiores do filtro devem ser utilizadas, podendo variar entre duas e três conforme especialistas. Além disso, a atenção deve ser redobrada para passar as camadas em todo o corpo, sendo que é recomendável ter alguém por perto que possa auxiliar para aplicar o filtro corretamente nas costas. Uma colher de sopa para cada parte do corpo é o ideal, seguindo o tipo da sua pele junto com o fator do protetor solar. Este processo deve ser repetido a cada 2 horas de exposição ao sol.
Nunca esqueça que há diferenças na produção dos filtros solares para crianças, de maneira que o adequado é selecionar aqueles que dispõe na embalagem as informações destinadas à pele infantil.
BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
Prevenção do câncer
O câncer de pele é um dos que mais atinge a população brasileira anualmente. Muitos desses casos se dão pela exposição ao sol constante sem o uso adequado do protetor solar. As regiões onde a pele fica mais exposta deve receber mais atenção diariamente, independente de se for um dia de praia ou de trabalho.
Hidratação da pele
A pele é o maior órgão do corpo humano e a falta de cuidados com a mesma pode acarretar diversos problemas de saúde. Para evitá-los, manter a pele hidratada é um bom caminho, sendo que o filtro solar é um ótimo aliado para manter a pele em boas condições. Há filtros solares que são mais específicos para quem procura hidratar a pele e se proteger do sol ao mesmo tempo, tendo uma textura e maciez mais acentuada.
Rugas
Para muitas pessoas, as rugas e linhas de expressões significam o avanço da idade, ainda que sejam jovens. Este fato pode trazer muitos incômodos para quem preza pela estética, sendo que o filtro solar reforça os nutrientes da pele para que estas linhas desapareçam. Elas se dão, na verdade, pela grande quantidade de danos causados ao longo do tempo.
Controle da oleosidade
Ao contrário do que muitos pensam, existem fórmulas de filtros solares capazes de controlar a oleosidade e manter um bom aspecto da pele. São marcas e modelos específicos, mas são bastante acessíveis no mercado.
A IMPORTÂNCIA DO FILTRO SOLAR
Todos os fatos apresentados sobre o uso do protetor solar são baseados em estudos dermatológicos com fundamento científico. Ainda assim, é importante reiterar sua importância no dia a dia. Não hesite em colocar como prioridade na sua lista de compras os melhores protetores solares existentes no mercado, pois seu uso traz apenas benefícios de curto e longo prazo. Os cuidados com o corpo favorecem em todos os aspectos para manutenção da sua saúde, levando em conta todos os ricos que a exposição ao sol pode trazer. Mantenha-se em dia com a sua pele para aproveitar seus dias da melhor forma possível!