No final do século XVII, as descobertas de ouro nas imediações de Sabará e Ouro Preto provocaram um grande deslocamento de pessoas para a região central de Minas Gerais. Colonos brasileiros e imigrantes de vários lugares começaram a povoar as terras que, em pouco tempo, transformaram-se em arraiais, freguesias e vilas.
Os povoamentos iniciais na sede e nos distritos de Itabirito (Acuruí, São Gonçalo do Bação e São Gonçalo do Monte) são contemporâneos às primeiras explorações do ouro da história de Minas Gerais. Destacam-se nesse período três referências da história do município: a primeira é o distrito de Acuruí (antigo Rio das Pedras), situado em um dos caminhos da Estrada Real que liga Sabará a Ouro Preto (antiga Vila Rica); a segunda é o Pico de Itabirito, marco geográfico para os deslocamentos das expedições pelo Alto Rio das Velhas; e a terceira é a edificação das capelas primitivas dos templos religiosos de Itabirito, tais como a Capela de São Gonçalo do Monte e a Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem.
A medida que o número de pesssoas foi aumentando, o vilarejo começou a crescer, famílias foram constituídas e a necessidade de uma infraestrutura de hospedagem apareceu. Criou-se, no local onde hoje é a lagoa, a Pousada Casa de Pedras, que foi construída pelos escravos no intuito de receber os tropeiros e famílias que estivessem de passagem.
Duas igrejas foram construídas no século XVIII na época do ciclo do ouro em Acuruí. A igreja de Nossa Senhora da Conceição foi feita para os brancos e a igreja de Nossa Senhora do Rosário para os escravos.
A localidade está na margem direita do Rio das Velhas e a estrada para o distrito atravessa uma área de mata ciliar ainda bastante densa. Atualmente, a vila tem a base de sua economia nos sítios de proprietários das grandes cidades da região e no Hotel Rio de Pedras, às margens do lago formado pela barragem de mesmo nome, e que também faz parte do município de Itabirito.
Acuruí hoje é um dos principais pontos turísticos de Itabirito, se destaca pelos belos lugares e pela natureza exuberante.
Veja alguns dos principais pontos turísticos de Acuruí:
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Cachoeira Carrancas
Hotel Rio de Pedras
Fonte: